A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reativou, na quarta-feira, 06, o Comitê Estadual de Aleitamento Materno do Tocantins (CEAM-TO). A reunião ocorreu na sede da pasta, em Palmas, sob coordenação da Área Técnica da Saúde da Criança.
O principal objetivo é ampliar a promoção, a proteção e o apoio à amamentação, além de alinhar estratégias interinstitucionais que contribuam para melhorar os indicadores de saúde infantil e reduzir a mortalidade de crianças no estado.
“Com a reativação, reforçamos o compromisso com a primeira infância, qualificando o cuidado à mãe e ao bebê e fortalecendo a atenção primária”, afirmou a enfermeira da Área da Saúde da Criança da SES-TO, Elizeth Mendes.
Importância do colegiado
A enfermeira e obstetra da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), Liana Barcelar, destacou que o comitê reúne representantes de diversos setores para monitorar e estimular o aleitamento, prática capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil. Ela classificou a reativação durante o “Agosto Dourado” — campanha nacional de incentivo à amamentação — como simbólica para o Tocantins.
Para a nutricionista e coordenadora da Rede de Banco de Leite Humano do estado, Walkíria Pinheiro, é fundamental manter o tema como prioridade. “Precisamos acompanhar as ações em todas as macrorregiões e assegurar que as mães recebam apoio para amamentar”, ressaltou.

Imagem: Ananda Santos via gazetadocerrado.com.br
Composição e atribuições
Instituído pela Portaria SESAU/GABSEC nº 1.501, de 11 de dezembro de 2013, o CEAM-TO possui caráter técnico-científico, educativo e normativo. O grupo é formado por representantes:
- da SES-TO;
- da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas;
- do Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano;
- da Pastoral da Criança;
- da Sociedade Tocantinense de Pediatria;
- da Sociedade Tocantinense de Ginecologia e Obstetrícia;
- da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras;
- do Conselho Regional de Nutricionistas;
- da Universidade Federal do Tocantins;
- da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social;
- do Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde;
- e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre as atribuições estão subsidiar políticas públicas, elaborar normas e orientar serviços sobre aleitamento materno em todo o Tocantins.
Com informações de Gazeta do Cerrado