Palmas (TO) – O Tocantins promove neste sábado, 9 de agosto, o Dia D de vacinação contra o sarampo. Todas as 323 salas de vacinação dos 139 municípios funcionarão das 8h às 17h, abastecidas com doses da tríplice viral, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
A mobilização integra a campanha estadual de enfrentamento à doença, intensificada após 44 notificações até 7 de agosto: 17 casos confirmados em Campos Lindos, 16 descartados e 11 sob investigação. A maioria envolve pessoas não imunizadas que tiveram contato com viajantes.
Público-alvo e esquema vacinal
Crianças de seis meses a dois anos que ainda não iniciaram ou não concluíram o esquema são prioridade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê:
- Primeira dose da tríplice viral aos 12 meses;
- Ref orço aos 15 meses;
- Para pessoas de 12 meses a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto: duas doses;
- Para quem tem de 30 a 59 anos: uma dose;
- Trabalhadores da saúde: duas doses, independentemente da idade.
O Estado também distribuiu a “Dose Zero” – dupla viral (sarampo e rubéola) – para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, como complemento antes da vacinação regular.
Ações em Palmas
Na capital, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) abrirão das 8h às 17h para atualizar cadernetas. No sábado anterior, 4 de agosto, mais de três mil doses foram aplicadas na cidade.
Estrutura em Araguaína
No norte do Estado, Araguaína também aderiu ao Dia D. Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 8h às 17h, com dois pontos extras: shopping Lago Center (14h às 19h) e Escola Municipal Zeca Barros, na Vila Santiago (8h às 17h). A primeira dose já alcançou 80 % do público-alvo local, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Imagem: tocantins.jornalopcao.com.br
Apoio institucional
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) divulgou nota de apoio à campanha, reforçando a importância da participação dos gestores municipais e destacando o risco de surtos em pessoas não vacinadas.
Entre julho e agosto de 2025, o Tocantins aplicou quase oito mil doses da vacina contra o sarampo. A SES-TO distribuiu notas técnicas com orientações de vigilância e imunização para as equipes locais, que também ofertarão todas as vacinas de rotina durante a ação.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação.
Com informações de Jornal Opção | Tocantins