Um feixe de plasma originado de sucessivas erupções solares avança em direção à Terra e pode alcançar o planeta na madrugada entre segunda-feira (1º) e terça-feira (2), segundo projeções do Centro de Previsão de Clima Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
Erupção na mancha AR4204
A sequência teve início no sábado (30), quando a mancha solar AR4204 liberou uma erupção de classe M2,8, considerada de intensidade média. O evento durou cerca de três horas e expeliu uma ejeção de massa coronal (CME) direcionada à Terra.
Fenômeno “canibal”
De acordo com a física de clima espacial Tamitha Skov, duas CMEs distintas seguem na mesma rota. A maior deverá alcançar a menor antes de chegarem ao planeta, gerando um “CME canibal”, fusão capaz de potencializar o impacto geomagnético.
Níveis de alerta
A NOAA prevê tempestade geomagnética de nível G2 (moderada) com possibilidade de escalada para G3 (forte). Nessa condição, satélites podem sofrer interferências, comunicações de rádio podem falhar e redes elétricas apresentam risco de sobrecarga em casos mais severos.
Auroras ampliadas
Com o distúrbio magnético, as auroras devem se intensificar e aparecer em latitudes incomuns. Nos Estados Unidos, o fenômeno pode ser observado até estados como Oregon, Illinois e Nova York. O Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, indica visibilidade potencial até a Ânglia Oriental, as Terras do Meio e o País de Gales, caso o céu esteja limpo.

Imagem: Internet
Contexto do ciclo solar
O Sol vive atualmente o Ciclo Solar 25, 25º monitorado de perto por cientistas. Durante o pico de atividade, surgem diversas manchas solares, regiões onde linhas magnéticas se torcem e podem liberar erupções classificadas de A a X conforme a intensidade dos raios X. Eventos da classe M, como o registrado no sábado, têm força 10 vezes superior aos da classe C.
As condições favoráveis à observação de auroras devem permanecer até quarta-feira (3), o que amplia as chances de registro do espetáculo luminoso mesmo em caso de céu nublado em parte do período.
Com informações de Olhar Digital