Home / Pelo Mundo / Segundo Dia D imuniza mais de 600 moradores de Araguaína contra o sarampo

Segundo Dia D imuniza mais de 600 moradores de Araguaína contra o sarampo

Spread the love

Mais de 600 araguainenses receberam a vacina contra o sarampo no segundo Dia D de imunização, realizado no sábado, 9 de agosto, pela Prefeitura de Araguaína. Ao todo, 23 pontos de vacinação funcionaram na cidade, entre eles todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Escola Municipal Zeca Barros e o Lago Center Shopping.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 2.416 pessoas procuraram atendimento durante a mobilização. Foram aplicadas 623 doses contra o sarampo e outras 1.085 doses de vacinas de rotina que estavam em atraso.

Estratégia estadual

A ação integra a estratégia de vacinação do Governo do Tocantins para controlar e prevenir o sarampo no estado. O município mantém o objetivo de cumprir o esquema vacinal completo da população e seguir sem registros da doença.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, as UBS continuam abastecidas com doses da tríplice viral, mesmo fora de campanha nacional. “A vacina é uma das ferramentas mais seguras e eficazes para prevenir doenças e salvar vidas”, destacou.

Cenário epidemiológico

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) acompanha 17 casos confirmados de sarampo no Tocantins, nenhum deles em Araguaína. Para evitar a entrada do vírus no município, a rede municipal intensifica ações de vacinação.

No primeiro Dia D deste ano, em 31 de julho, foram aplicadas 431 doses contra o sarampo. Relatório da Secretaria Municipal da Saúde de abril indicou que quase 80% do público-alvo já havia recebido a primeira dose.

Segundo Dia D imuniza mais de 600 moradores de Araguaína contra o sarampo - Imagem do artigo original

Imagem: Redação Araguaina Urgente via araguainaurgente.com.br

Público-alvo e esquema vacinal

A vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — é recomendada para pessoas de 1 a 59 anos. O esquema de rotina prevê a primeira dose aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. Pessoas de 12 meses a 29 anos que não foram vacinadas ou têm esquema incompleto devem receber duas doses; entre 30 e 59 anos, é necessária apenas uma dose. Trabalhadores da saúde precisam garantir as duas aplicações, independentemente da idade. A chamada Dose Zero continua disponível para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias.

Outras vacinas disponíveis nas UBS

As unidades de saúde ofertam, ainda, imunizantes contra hepatites A e B, febre amarela, difteria, tétano, HPV, meningite, dengue, coqueluche, poliomielite, rotavírus, varicela, pneumonia, COVID-19, entre outras.

Com informações de Araguaína Urgente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *