A Prefeitura de Palmas apresentou um novo plano de ação com foco na erradicação do trabalho infantil, destacando iniciativas como um diagnóstico municipal, campanhas educativas e a realização do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. As ações foram anunciadas nesta quarta-feira (2) pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) durante reunião da Comissão Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
Diagnóstico municipal vai mapear o trabalho infantil em Palmas
De acordo com a superintendente de Proteção Especial, Marlucy Albuquerque, a elaboração de um diagnóstico é uma das ferramentas mais importantes do plano.
“É a partir dele que poderemos identificar com precisão crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na Capital e formular políticas públicas adequadas a cada perfil”, destacou.
O diagnóstico pretende oferecer dados concretos sobre o trabalho precoce no município, permitindo a criação de políticas públicas eficazes e personalizadas.
Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil será realizado em junho
Como parte das ações estratégicas, Palmas irá promover em junho o Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, reunindo especialistas, autoridades e a sociedade civil para discutir soluções e promover o engajamento coletivo.
Comissão Intersetorial atua de forma integrada no combate ao trabalho infantil
A Comissão Intersetorial das Ações Estratégicas do AEPETI foi criada em fevereiro de 2025, por meio do Decreto Municipal nº 2.659. O grupo tem como missão promover um trabalho conjunto entre diferentes setores para enfrentar as causas do trabalho infantil.
Segundo Sônia Maria Lopes, gerente do AEPETI:
“A criação da Comissão é essencial porque a rede de proteção da criança e do adolescente depende não só do poder público em suas diversas esferas, mas de toda a sociedade. É um trabalho conjunto que vai além da assistência social”.
Próxima reunião será em maio
A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 7 de maio, e deve dar continuidade ao planejamento das ações e à construção do diagnóstico.
LEIA TAMBÉM – Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova sede do Corpo de Bombeiros
Quem faz parte da Comissão Intersetorial?
A Comissão Intersetorial é composta por diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil:
- Secretaria Municipal de Ação Social
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo
- Secretaria Municipal de Educação
- Secretaria Municipal de Saúde
- Conselhos Tutelares
- Ministério Público do Trabalho
- Ministério Público do Estado do Tocantins
- Defensoria Pública do Estado do Tocantins
- Associação Comercial e Empresarial de Palmas
- RENAPSI (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração)
- SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)
Ações articuladas prometem maior efetividade na proteção infantil
Com essa atuação em rede, a Prefeitura de Palmas pretende mapear com precisão as situações de vulnerabilidade que levam ao trabalho precoce, possibilitando intervenções mais eficientes e a promoção de políticas públicas integradas de proteção e inclusão social.
Obrigado pela visita!!