O Governo do Tocantins realiza, de 8 a 10 de agosto, uma nova rodada de oficinas participativas do Programa Jurisdicional de REDD+ (JREDD+) na comunidade quilombola Malhadinha, situada em Brejinho de Nazaré, região central do Estado.
A iniciativa é conduzida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot). As atividades seguem as diretrizes de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI), previstas na Instrução Normativa nº 1/2025, garantindo transparência e participação direta de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e agricultores familiares (PIQPCTAF).
Onze comunidades representadas
A oficina da Malhadinha reúne representantes de 11 comunidades quilombolas da região central:
- Santa Maria das Mangueiras
- Rio Preto (Lagoa)
- Barra do Aroeira
- Mata Grande
- Córrego Fundo
- Curralinho do Pontal
- Malhadinha
- Manoel João
- Morro de São João
- Engenho-Açude
- Raízes do Quilombo
Temas debatidos
Durante os encontros, participantes discutem preservação ambiental, repartição de benefícios, mecanismos de implementação e monitoramento do programa, além de governança e proteção de direitos dos povos originários.
Próximas etapas
Esta é a segunda oficina da Regional Centro — a primeira ocorreu no povoado Mumbuca, no Jalapão. Outras quatro edições estão programadas: duas na região Sudeste, uma no Bico do Papagaio e a última, marcada para setembro, no Norte do Estado.

Imagem: Mariana Di Pietro via gazetadocerrado.com.br
Com a série de encontros, o governo estadual busca avançar na implementação do JREDD+ envolvendo diretamente as comunidades quilombolas em todo o Tocantins.
Com informações de Gazeta do Cerrado