Um motociclista de 28 anos foi detido em flagrante por embriaguez ao volante na terça-feira, 5, no município de Itacajá, a 272 quilômetros de Palmas. Agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) abordaram o condutor, que pilotava uma Honda C100 Biz, e aplicaram o teste do bafômetro, que registrou 1,37 mg/L de álcool — valor 1,03 mg/L acima do limite que configura crime, estabelecido em 0,34 mg/L.
Outras infrações
Durante a fiscalização, os agentes também autuaram o motociclista por diversas irregularidades:
- Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): conduzir veículo não licenciado;
- Art. 195: desobediência a autoridade de trânsito;
- Art. 162: dirigir sem habilitação;
- Art. 244, inciso II: transportar passageiro sem capacete.
Procedimentos
Após o flagrante, o condutor foi levado à Central de Flagrantes de Pedro Afonso para registro da ocorrência. Em seguida, foi encaminhado à Cadeia Pública de Guaraí.
Lei Seca e limites de alcoolemia
A legislação brasileira adota tolerância zero para consumo de álcool na condução de veículos. Porém, a Lei nº 11.705/2008 diferencia infração de crime conforme a concentração alcoólica:
- Até 0,33 mg/L – infração gravíssima (alcoolemia);
- Igual ou superior a 0,34 mg/L – crime de trânsito (embriaguez), conforme art. 165 do CTB.
Além do etilômetro, sinais como dificuldade de equilíbrio, fala arrastada, hálito etílico, olhos avermelhados, agressividade e lapsos de memória também podem caracterizar embriaguez.

Imagem: Redação Araguaina Urgente via araguainaurgente.com.br
Fiscalização no Tocantins
O Detran/TO realiza operações contínuas em datas festivas e eventos públicos para inibir a combinação álcool e direção. Em julho, durante a Operação Verão Seguro 2025, mais de 11 mil veículos foram abordados e mais de quatro mil testes do bafômetro aplicados. Até 17 de agosto, o órgão reforça a segurança viária na Romaria do Senhor do Bonfim, que ocorre em Natividade, Tabocão e Araguacema.
Com informações de Araguaína Urgente