Home / Pelo Mundo / Lula volta a acusar “traidores” e destaca soberania do país em pronunciamento para o 7 de Setembro

Lula volta a acusar “traidores” e destaca soberania do país em pronunciamento para o 7 de Setembro

Spread the love

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou novamente “traidores da pátria” e reforçou o discurso de defesa da soberania nacional em pronunciamento em rede de rádio e televisão na noite de sábado (6), véspera do Dia da Independência.

Sem citar nomes, Lula afirmou que alguns políticos “foram eleitos para trabalhar pelo povo brasileiro, mas defendem apenas interesses pessoais”. A declaração faz referência ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos articulando sanções contra o Brasil na tentativa de influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. “A história não os perdoará”, disse o chefe do Executivo.

Reação a tarifas e sanções dos EUA

O presidente abordou a imposição de uma das maiores tarifas do mundo sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, em vigor desde 6 de agosto, medida anunciada em julho pelo presidente norte-americano Donald Trump. O governo americano justificou o aumento das alíquotas, entre outros motivos, pelo que considera uma “caça às bruxas” do STF contra Bolsonaro. Washington também sancionou ministros do tribunal, incluindo Alexandre de Moraes, inserido na lista da Lei Magnitsky.

“Zelamos pelo cumprimento da nossa Constituição que estabelece a independência entre os três Poderes”, declarou Lula. “Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da Justiça brasileira, ao contrário do que querem impor ao nosso país.”

Promessas reiteradas

No pronunciamento, o presidente repetiu compromissos de campanha, como isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e taxação dos “super-ricos”. Também citou indicadores econômicos e a operação da Polícia Federal contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) e outros grupos envolvidos em fraude de combustíveis.

Investigações comerciais

Lula mencionou ainda a abertura de investigação pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) com base na Seção 301, que apura supostas práticas comerciais desleais do Brasil. O documento que embasa a apuração cita o sistema de pagamentos Pix, comércio de produtos piratas na Rua 25 de Março (SP), desmatamento ilegal, proteção ao mercado de etanol e tarifas preferenciais concedidas a parceiros como México e Índia.

Meio ambiente, Pix e redes sociais

O presidente disse que o país “reduziu pela metade o desmatamento na Amazônia” e lembrou que Belém sediará a COP-30 em novembro. Afirmou também que o Pix continuará “público e gratuito” e defendeu a regulamentação das redes sociais para coibir fake news, discurso de ódio e crimes virtuais.

Protestos programados

Para este domingo (7), movimentos de oposição e apoiadores de Jair Bolsonaro planejam manifestações em pelo menos 96 cidades, no Brasil e no exterior. Entre as pautas estão a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

Ao encerrar a mensagem, Lula convocou a população à união em defesa da “pátria brasileira” e desejou “feliz Dia da Independência”.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *