O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abriu na tarde de terça-feira, 5, a 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, realizada no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o encontro reúne mais de 500 profissionais de todo o país para discutir tendências e desafios da profissão.
Com programação que segue até quarta-feira, 6, o evento oferece palestras, painéis e atividades sobre expansão de mercado e novas áreas de atuação. Entre os principais temas estão sustentabilidade, impulsionada por normas internacionais recentes, e Inteligência Artificial, cada vez mais presente no setor.
Painel aborda crédito de carbono e ESG
Barbosa participou do painel “Crédito de Carbono e ESG – Oportunidades e Desafios”, conduzido pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis. O governador destacou o papel essencial do contador tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. “Todas as políticas públicas passam pelo crivo do profissional de contabilidade”, afirmou.
Ao comentar os esforços para conciliar crescimento econômico e conservação ambiental, o chefe do Executivo lembrou que o Tocantins “foi o estado que mais reduziu degradação ilegal, incêndios e desmatamento”. Durante a solenidade, o CFC homenageou o governador pelo apoio à realização do encontro.
Estado quer liderar REDD+ e produção sustentável
Na apresentação, Lelis ressaltou que a contabilidade deve incorporar o tema sustentabilidade e disse que o Tocantins se destaca na estratégia de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). Segundo ele, o governo estadual pretende provar “que agronegócio e meio ambiente são parceiros”, exigência crescente dos mercados internacionais.

Imagem: jornaltocantinsnews.com.br
CFC defende contabilidade no centro da transparência
O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas, agradeceu a presença de Barbosa e reforçou a importância da contabilidade para a transparência pública e privada. Dantas observou que a valorização da profissão exige domínio de governança, marketing e sustentabilidade.
O Conexão Contábil Nacional é realizado em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e do Sistema CFC/CRCs. O formato é híbrido e integra o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.
Com informações de Jornal Tocantins News