Os dois PREVbarcos da Previdência Social serão transformados em alojamento temporário para delegações que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A medida busca aliviar a sobrecarga prevista na rede hoteleira da capital paraense.
As embarcações atuam, em condições normais, como agências flutuantes que levam serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas da região Norte. Durante o período do evento, elas ficarão atracadas próximo ao local da conferência, com o atendimento ao público suspenso.
Cada PREVbarco comporta até 34 pessoas, o que somará 68 vagas. As acomodações são básicas, com banheiro e cozinha. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), informou à CNN Brasil que reservou uma cabine para si e convidou colegas, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede-AC), que ainda não confirmou se ficará a bordo.
Além dos barcos da Previdência, o governo federal contratou dois navios de cruzeiro — MSC Seaview e Costa Diadema — para reforçar a oferta de hospedagem. Juntos, eles disponibilizarão cerca de 3.900 cabines e poderão abrigar até 6 mil pessoas no porto de Belém.

Imagem: Raphael Luz
Segundo o secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a menos de três meses da conferência, 90% das delegações ainda não garantiram estadia, principalmente em razão dos preços elevados cobrados por hotéis e imóveis na capital paraense. Na última sexta-feira (22), o governo brasileiro reiterou que não subsidiará hospedagem de comitivas estrangeiras e sugeriu que a ONU aumente o auxílio financeiro aos países participantes.
Com informações de Gazeta do Povo