Home / Pelo Mundo / Governo usará barcos da Previdência como hospedagem para participantes da COP 30 em Belém

Governo usará barcos da Previdência como hospedagem para participantes da COP 30 em Belém

Spread the love

Os dois PREVbarcos da Previdência Social serão transformados em alojamento temporário para delegações que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A medida busca aliviar a sobrecarga prevista na rede hoteleira da capital paraense.

As embarcações atuam, em condições normais, como agências flutuantes que levam serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas da região Norte. Durante o período do evento, elas ficarão atracadas próximo ao local da conferência, com o atendimento ao público suspenso.

Cada PREVbarco comporta até 34 pessoas, o que somará 68 vagas. As acomodações são básicas, com banheiro e cozinha. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), informou à CNN Brasil que reservou uma cabine para si e convidou colegas, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede-AC), que ainda não confirmou se ficará a bordo.

Além dos barcos da Previdência, o governo federal contratou dois navios de cruzeiro — MSC Seaview e Costa Diadema — para reforçar a oferta de hospedagem. Juntos, eles disponibilizarão cerca de 3.900 cabines e poderão abrigar até 6 mil pessoas no porto de Belém.

Segundo o secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a menos de três meses da conferência, 90% das delegações ainda não garantiram estadia, principalmente em razão dos preços elevados cobrados por hotéis e imóveis na capital paraense. Na última sexta-feira (22), o governo brasileiro reiterou que não subsidiará hospedagem de comitivas estrangeiras e sugeriu que a ONU aumente o auxílio financeiro aos países participantes.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *