Com o objetivo de fortalecer o hábito da leitura e promover a valorização da cultura regional entre os alunos da rede municipal de ensino, o projeto Café Literário, da Prefeitura de Palmas, traz a participação especial do escritor tocantinense Leonardo Luiz Ludovico Póvoa. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e realiza, ao longo do mês de abril, encontros literários com estudantes e professores em 20 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital.
As atividades da segunda etapa do projeto acontecem nos dias 14, 15, 17, 22, 23 e 24 de abril. Durante os encontros, Leonardo Póvoa compartilha suas experiências como escritor e conduz debates sobre literatura, meio ambiente e cultura tocantinense, com base em suas obras. A ação busca despertar o interesse pela leitura e promover o contato direto com a produção literária regional.
Na fase anterior, realizada entre 26 de março e 1º de abril, foram distribuídos 30 kits literários às unidades escolares, cada um contendo sete obras do autor. Nesta nova etapa, mais dez kits serão sorteados entre os participantes. Ao todo, o projeto contempla 800 kits, o que equivale a 5.600 livros, reforçando o acervo das bibliotecas escolares da rede municipal.
Entre os livros de Leonardo Póvoa que integram os kits estão Palmas e as Corujas e Tocantins e suas belezas naturais. As obras utilizam linguagem lúdica e educativa para apresentar às crianças elementos da fauna, flora e cultura do estado, abordando temas como preservação ambiental, amizade e respeito à diversidade.
As unidades educacionais que participam do projeto Café Literário são:
A proposta do Café Literário se destaca não apenas por incentivar o hábito da leitura, mas também por promover o protagonismo dos escritores locais e a valorização da identidade cultural tocantinense dentro do ambiente escolar. Os encontros permitem uma troca direta entre autor e estudantes, despertando o olhar crítico e criativo dos alunos.
Além da literatura, o projeto estimula a formação cidadã dos jovens por meio do contato com temas relevantes para a realidade da região, como a preservação do meio ambiente e o respeito à diversidade. A participação ativa dos professores também fortalece o vínculo entre o conteúdo pedagógico e a vivência cultural proposta.
Conclusão:O projeto Café Literário reforça o compromisso da Prefeitura de Palmas com a educação de qualidade, aliando literatura, cultura e cidadania no ambiente escolar. A participação do escritor tocantinense Leonardo Póvoa contribui para aproximar os estudantes da produção literária regional, valorizando a identidade do Tocantins. A continuidade do projeto prevê a ampliação da distribuição de livros e o fortalecimento das ações de incentivo à leitura nas escolas públicas da capital.
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